Você, eu e o nosso smartphone

Você, eu e o smartphone

Esse é um texto sobre eu, você e o tempo. Se a gente tem a certeza que uma vez que ele passa, não volta mais, por que teimamos em usá-lo para ficar observando de esguelha a vida das pessoas, ou esperando quase desesperadamente por um feedback legal da última foto que postamos? É meio esquisito isso se a gente for parar para analisar. Essas atitudes não influenciam em nada na nossa vida, na verdade só atrasam.

Faz uns meses que tenho prestado mais atenção no meu relacionamento com esse balangodango que eu carrego para todo lugar. Muita gente fala que o problema não é o smartphone em si. Concordo, né? O coitado sozinho não faz nada. O poder todo está com a gente. Seja ao desbloquear a tela quantas vezes quisermos, acessar as redes sociais em cada intervalo de tempo mesmo sabendo que não há nada de novo lá ou permitir que o tilintar de uma notificação nos distraia de algo realmente importante. Tudo isso vira um loop sem fim se a gente não tomar cuidado.

Cada um faz o que bem entende com as suas 24 horas, sabe? Mas sei lá… É uma coisa a se conversar em uma roda de amigos. Levar a sério mesmo. Porque para muita gente é normal ficar rolando o feed por horas a fio. Perder sono, prazos e neurônios. Mas não é normal; chegamos nesse ponto através de um processo quase imperceptível. Era realmente para ser desse jeito, sutil, a ponto de virar comum.

O tempo não mudou, mas não posso dizer a mesma coisa da gente, do modo em que estamos levando a vida e a quantidade infinita de informações que tomam nossa atenção minuto após minuto, hora após hora. Se a gente não parar um pouco, respirar fundo e olhar com carinho para os nossos hábitos, a gente corre o risco de um dia abrir os olhos de manhã, olhar em volta e não reconhecer mais a nossa própria vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s