Sobre o hábito de leitura

Os livros sempre estiveram presentes na minha vida. No ensino médio era raro me ver sem algum livro na mão. Mas com a faculdade e o trabalho, fui deixando esse hábito em segundo plano por muito tempo. Agora em 2020, com a pandemia do coronavírus, eu comprei todos os livros do Harry Potter e decidi que com eles eu ia recuperar esse hábito de volta.

Na mosca. Não consegui mais parar. Mesmo agora, que a rotina voltou ao normal no trabalho, eu tento me organizar diariamente para ver que horas do dia posso reservar para ler. Às vezes, consigo ler 50 páginas. Às vezes, o cansaço vence e mal leio 10. Mas a parte mais difícil – que é retomar o hábito – eu já consegui.

Mas por que eu dou tanta importância a isso? Porque já está claro para mim que ler com frequência me trouxe algumas vantagens muito interessantes que eu vou falar aí em baixo.

Permite a você falar de forma mais bonita

Independentemente do que você decida ler, você pode conhecer novas palavras ou novas formas de falar algo, usando palavras que antes não faziam parte do seu vocabulário. Você não precisa se tornar uma pessoa que fala difícil em uma roda de amigos, pois isso soa um tanto esquisito. Mas é interessante poder falar em público, em uma apresentação no trabalho por exemplo, de uma jeito mais eloquente. O resultado disso é você com uma melhor capacidade de comunicação e maior facilidade de se fazer entender.

Eu particularmente, sempre tive dificuldade para falar em público devido ao nervosismo ou mesmo por ser um pouco tímida. O fato de a leitura sempre estar presente facilitou o processo muitas vezes porque, naturalmente, eu conseguia adquirir uma melhor capacidade de expressão e pude evitar muitas pausas vergonhosas durante as apresentações por não saber como explicar alguma coisa.

Melhor relação interpessoal

Demorei um pouco para entender o que a leitura tem a ver com a forma como nos relacionamos. Mas o que acontece é que quando lemos, temos contato com realidades diferentes da nossa, seja em um livro de ficção, uma biografia ou um livro de autoajuda. Passamos a ser mais flexíveis com a realidade do outro e adquirimos mais empatia.

Escrever melhor

Isso é um fato paralelo à melhoria da comunicação verbal, pois a capacidade de se expressar por meio da escrita também evolui a medida que você conhece novos termos e expressões. Isso também é legal porque dá para escrever o que quer que seja sem ser repetitivo e, ainda assim, escrever de forma compreensível e coerente sem se esforçar muito pra isso.

Ter mais concentração

Quem nunca leu um parágrafo inteiro e depois teve que reler novamente porque estava pensando só Deus sabe no que durante a leitura? Se quisermos entender o que o livro/artigo/jornal/revista está dizendo é preciso ter pelo menos um pouco de atenção. Então a prática nos estimula a manter o foco no texto, o que resulta em uma melhor capacidade de concentração.

Ser mais criativo

Quando nos envolvemos em alguma história, as experiências vividas pelos personagens torna mais fácil enxergar novas possibilidades no nosso cotidiano. Podemos nos reinventar, criar oportunidades, resolver problemas… Tudo isso por meio da leitura.

Ser mais inteligente

É meio óbvio, não é? Quanto mais lemos, mais sabemos.Isso independe do tipo ou tamanho do texto. Qualquer conhecimento pode ser útil (e até mesmo determinante) em algum momento da nossa vida pessoal, profissional ou acadêmica.

Lembro que durante a faculdade, eu costumava ler as revistas VEJA que o meu padrinho recebia mensalmente. Eu não lia um assunto específico, simplesmente lia de capa a capa. E não fazia isso por um motivo especial, eu só não podia gastar com livros pois já tinha os da faculdade para comprar. Então, aconteceu algumas vezes de eu saber explicar sobre algum assunto, que se não fosse essa prática, eu nunca saberia conversar a respeito. Por exemplo, o envolvimento da Odebrecht na lava jato. É uma sensação boa, sabe? Saber das coisas.

No cenário competitivo que estamos vivendo hoje, uma coisa é indiscutível: conhecimento é poder. E você pode não ter tudo agora, mas sai na frente quando corre atrás de mais conhecimento e não se satisfaz com pouco. Vou colocar aqui alguns exemplos de ótimos leitores para dar um empurrãozinho na criação desse hábito.

Sabe o Mark Zuckerberg? Aquele do Facebook? Então… Em 2015 ele colocou como meta ler um livro diferente a cada 2 semanas. A maioria dos livros era sobre histórias de sucesso, como a dele. Um dos livros que ele leu e recomendou foi Criatividade S/A que conta a história da Pixar.

O empresário, investidor e autor Mark Cuban também é um leitor ávido. Mark, que ainda é dono de um time de basquete, os Dallas Mavericks, já disse publicamente que lê mais de 3 horas por dia.

E o Bill Gates? Além de rico, bem sucedido e influente, o empresário da Microsoft ainda é um leitor famoso pelo seu apetite por livros. É através dos livros que ele expande o já enorme conhecimento que tem, lendo mais de 50 livros por ano.

Para colocar em prática esse hábito que “coincidentemente” essas pessoas de sucesso têm, você não precisa ler 3 horas por dia ou mais de 50 livros por ano. Mas é essencial ter a mesma paixão pelo conhecimento.

Se você não é muito fã da leitura, não adianta forçar, mas se contentar com o estado atual não vai ajudar em nada também. Então tente deixar o celular de lado por apenas alguns minutos por dia e substituir as horas olhando a vida alheia nas redes por um livro. Isso não só vai diminuir seu nível de estresse como também vai fazer você ser mais produtivo e melhorar um pouco mais a cada dia. Se as pessoas mais ocupadas e bem-sucedidas do mundo conseguem, você também pode.

2 comentários em “Sobre o hábito de leitura”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s